how to create your own website

Graduação

Em Portugal os estudantes quando saem do ensino médio participam de um processo seletivo parecido com o vestibular que acontece no Brasil. Não existe uma versão portuguesa do ENEM, que é um exame nacional. A pontuação nos processos seletivos variam de 0 a 200 pontos, enquanto o ENEM por 5 (cinco) para ter uma equivalência com as notas portuguesas. Estudantes brasileiros com notas a partir dos 550 pontos já podem se candidatar em instituições do país.

No Brasil nós temos cursos de graduação que possuem várias vertentes como bacharelado e licenciatura. Em Portugal todos os cursos são chamados de licenciatura.
A duração dos cursos em Portugal varia como no Brasil. Em geral os cursos tem duração de 3 (três) anos. Não existem uma equivalência em anos. O que existe é uma proximidade de conteúdos onde, estudantes brasileiros que já estejam cursando pode até transferir seus cursos para o outro lado do oceano.

Cursos das áreas de engenharia e saúde, normalmente, tem uma duração maior. Este fato acontece pois muintos já apresentam mestrado incluso. Falaremos sobre esse assunto um pouco mais a diante. 

Nota do ENEM nas universidades portuguesas

Desde 2014 o Governo de Portugal aceita as notas do ENEM. Em 2020 já existem mais de 49 universidades portuguesas que aceitam as notas do Brasil. Ao final estaremos listando todas para facilitar sua vida. Em resumo, qualquer estudante brasileiro pode utilizar as suas notas do ENEM em Portugal para se candidatar algum curso nas universidades que aceitam as notas.
Esta lista de universidades vem aumentando e, muito em breve, todas as instituições de ensino em Portugal aceitarão as notas brasileiras.

Uma nota importante é que a Universidade dos Açores, além de aceitar a nota do ENEM, aceita também nota do vestibular, ambos tem que estar dentro do prazo de 3 anos. E além disso, oferece desconto de 50% em todo curso e alojamento.
Uma dica importante é que mesmo nas universidades públicas portuguesas são pagas propinas (mensalidades). Então mesmo que você consiga uma vaga em uma universidade pública terá que pagar algum tipo de propina.

OBS: Faculdade de medicina, só pode fazer quem tem Cidadania Portuguesa, ou de algum país da União Europeia, ou quem já vive legalmente a mais de 2 anos em Portugal. E não pode entrar com nota do Enem. 

Exames nacionais nas universidades portuguesas

Em Portugal os estudantes precisam passar por um processo seletivo para que possam ingressar nas universidades ou institutos politécnicos. Este processo já pode ser realizado a partir do 11º ano de estudos.

Se o estudante não se sair bem ou desejar melhorar suas notas, ele poderá fazer o Exame Nacional no 12º ano (o último ano) para que concorra a vaga desejada. A metodologia é muito parecida com os vestibulares no Brasil pois acontecem em duas fases. As notas são válidas por 3 (três) anos, contados a partir do último ano de participação.

Com a entrega das notas do Exame Nacional, o candidato se apresenta ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior que seria simular ao nosso Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Os brasileiros que querem fazer sua licenciatura (graduação) em Portugal, precisam apresentar notas através de um dos dois métodos: 1) a partir da sua participação do ENEM, no Brasil; 2) a partir da participação no Exame Nacional em Portugal.

Estudantes que já esteja cursando graduação no Brasil e desejam transferir seu curso para Portugal, não precisam mais realizar nem o ENEM e/ou nem o Exame Nacional.

O processo é chamado de equivalência e segue procedimentos específicos muito parecidos com uma transferência de universidades que acontece no Brasil. Explicaremos mais adiante este processo em detalhes.