html5 templates

Doutorado

O Doutoramento, como é chamado o curso e Doutorado em Portugal, em finalidade exclusivamente acadêmica. Todos que desejam fazer este tipo de curso sabem que exige um alto nível de comprometimento e dedicação para que seja possível desenvolver a sua tese.

A duração dos Doutoramentos, em geral, são de 36 meses (3 anos)mas esse período pode ser estendido conforme o curso e alinhamento com o programa. Os portugueses não costumam fazer o doutoramento de forma intensa como nós brasileiros.

Eles, normalmente demoram muito mais tempo para concluírem seus cursos.

Já existe modalidade de ensino a distância para o mestrado e doutoramento. No caso do mestrado ainda não é tão comum. No caso de doutoramento já existem mais opções.
Em ambos os casos o curso não é totalmente online. Em geral os estudantes precisam assistir presencialmente uma série de conteúdos e/ou disciplinas e manter relacionamento próximo com seu orientador, apresentado pela universidade. Essas visitas são acompanhadas pelas instituições.

O título de doutor é alcançado da mesma forma que no Brasil. A tese precisa ser defendida para uma banca de professores e, em caso de sucesso, o diploma é reconhecido em toda Comunidade Europeia.

No Brasil é muito comum que estudantes, principalmente no Doutorado, tentem oportunidades de fazer parte do seu curso em outras instituições em geral fora do país. Esse processo é popularmente conhecido como “doutorado sanduíche”. Em Portugal é comum as universidades receberem estudantes realizando parte das suas pesquisas neste formato.