EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

Açores

Açores

Os Açores, é um território autônomo de Portugal constituído por 9 ilhas, , são um arquipélago no meio do Oceano Atlântico. As ilhas se caracterizam pelas paisagens impressionantes, pelas vilas de pescadores, pelos campos verdes e pelas sebes de hortênsias azuis. São Miguel, é a maior ilha, e Ponta Delgada é a capital e maior cidade do Arquipélago.

As nove ilhas do Arquipélago dos Açores são todas de origem vulcânica e encontram-se  em pleno Atlântico Norte, dispersas ao longo de uma faixa com cerca de 600 km de extensão de Santa Maria ao Corvo e sensivelmente entre 37° e 40° de latitude norte e 25° e 31° de longitude oeste. Residem 246 772 pessoas (dados de 2011) neste território insular de 2 325 km2, que está a uma distância de 1 600 km do continente europeu e 2454 km do continente norte-americano (Canadá).

As ilhas do arquipélago foram divididas em três grupos geográficos: o Grupo Oriental, composto por Santa Maria e São Miguel, o Grupo Central integra as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, e o Grupo Ocidental constituído pelas ilhas Corvo e Flores. Os Açores, juntamente com os arquipélagos da Madeira, Canárias e Cabo Verde definem a região biogeográfica da Macaronésia, designação que significa “ilhas afortunadas”, para quem as habita e quem as visita.

A Universidade dos Açores (UAc)

Já o complexo de Ilhas dos Açores possui uma das melhores universidades da Europa e paisagens deslumbrantes. Todas estas ilhas foram formadas por atividades vulcânicas e por isso apresentam cenários de cinema.

A Universidade dos Açores (UAc) é uma universidade pública localizada na Região Autónoma dos Açores, com sede na cidade de Ponta Delgada. Fundada a 9 de janeiro de 1976, surgiu na sequência da implantação do regime autonómico nos Açores e da política de expansão do ensino superior em Portugal. Procurou, inicialmente, dar resposta às múltiplas necessidades de formação de quadros na Região, elevar o seu nível cultural e promover o seu desenvolvimento científico e tecnológico.

Hoje em dia, o grau de desenvolvimento que se alcançou nos Açores encontra na ação desenvolvida pela Universidade uma das suas principais fontes de dinamização. As várias áreas de ensino e investigação cultivadas na Universidade ampliaram profundamente o conhecimento da complexa realidade do mar, da terra, da vida, da história, da sociedade e, em geral, da cultura das ilhas.

A Uac apresenta uma estrutura tripolar, com pólos nas cidades de Ponta Delgada (onde se localiza a sede, os principais serviços e a reitoria), de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira) e Horta (Ilha do Faial). A sua orgânica assenta numa lógica de departamentos e escolas, que são unidades destinadas à realização continuada do ensino e da investigação. A Universidade integra, ainda, o ensino superior politécnico, que contempla as Escolas Superiores de Saúde e de Tecnologias de Ponta Delgada e de Angra do Heroísmo.

Uma nota importante é que a Universidade dos Açores, além de aceitar a nota do ENEM, aceita também a nota do vestibular, ambos tem que estar dentro do prazo de 3 anos, e em alguns casos também aceita somente a nota do ensino médio dos estudantes brasileiros, oferece desconto de 50% de bolsa em todo curso de graduação e alojamento. E além disso, oferece Mestrados e Doutorados a distância em regime remoto.

Fale conosco
1