Doutorado

O curso de doutorado é voltado para você que quer dar um upgrade na sua carreira.

 

Em Portugal os valores dos cursos de doutorado, assim como as licenciaturas e mestrados, variam de curso para curso e de universidade para universidade.

 

Em primeiro lugar você deve ter em mente cerca de três cursos do seu interesse para cursas. Tendo já escolhido os cursos é necessário pesquisar em quais universidades portuguesas têm os cursos ou curso de interesse e fazer a sua inscrição.

 

O valor das inscrições variam de 100 a 200 reais, dependendo da cotação do euro e podem ser feitas online.

 

O prazo para inscrição geralmente é  de maio a julho, dependendo de cada universidade. Por isso a necessidade de ficar de olho no site da universidade para não perder o prazo de inscrição.

Caso isso aconteça, não é o fim do mundo, eles abrem novas inscrições para as vagas que não foram ocupadas e para o segundo e terceiro semestre.

 

As universidades pedem uma série de documentação que devem ser fornecidas pelas entidades de ensino brasileiras e homologadas por um Consulado Português.

 

O valor do curso varia de mil a seis mil euros por ano, que podem ser pagos à vista ou em parcelas estipuladas pela universidade. O interessante é que na maioria das universidades, as parcelas não são cobradas todos os meses, podem ser feitas de dois em dois meses ou até de três em três meses, dando assim ao aluno um prazo maior para levantar o dinheiro necessário.

 

O site do consulado Português de São Paulo, disponibiliza um link de educação onde você pode ficar por dentro de todos os programas de bolsas escolares para brasileiros estudarem em Portugal.

 

 

Quando for escolher uma universidade tenha em conta a nota média exigida pela universidade e o custo de vida onde esta universidade de encontra, quanto mais longe de Lisboa, mais barato fica.

Apesar de que, em Lisboa exitem muitas universidade Públicas e Privadas (Particulares), o que permite uma margem de preço muito maior.