Mestrado

Se você já tomou a decisão de ir para Portugal fazer um mestrado, a primeira dica é tentar obter o máximo de informações, quanto às faculdades portuguesas, sejam elas particulares ou públicas que oferecem cursos de mestrado em sua área e sua localização (região, cidades), de acordo com onde você pretende estudar. O próximo passo é entrar no site de cada universidade, para verificar quais são as opções de curso, que em cada uma delas é oferecido.

 

É importante que você decida qual o curso que você realmente gostaria de fazer, lembrando que o nome dado a determinados cursos de mestrado aqui em Portugal, são diferentes do que é dado no Brasil. Então faça uma pesquisa por assunto, campo ou especialidade, para depois você poder selecionar melhor. Também é importante que você observe o número de vagas que é oferecido, a grade curricular, avaliando se tem haver com seu perfil, os dias e horários das aulas e o tempo mínimo e máximo que você terá para concluir seu mestrado, pois diante disso você saberá quanto tempo você morará em Portugal, podendo assim se planejar melhor para isso.

 

Antes mesmo de se aventurar nesta experiência e desembargar em Portugal, é importante que você tire todas as suas dúvidas ainda no Brasil, entrando em contato com as faculdades através de e-mails, pedindo informações sobre o curso, quais os documentos exigidos, qual o valor do curso e como pode ser pago. Na grande maioria dos mestrados, você pode fazer sua inscrição online, então você precisa saber o período de todo o processo e como a inscrição pode ser paga, ainda no Brasil.

 

Lembrando que nas faculdades particulares, você irá pagar mensalidades ao longo do curso e nas públicas, é pago uma anuidade, o que eles chamam de propina. Esta propina geralmente pode ser paga em até quatro vezes, dependendo da faculdade. Você também poderá se informar sobre bolsas que a faculdade oferece ou bolsas que instituições brasileiras oferecem para curso de mestrado no exterior.

 

Depois de obter todas as informações e quaisquer outras dúvidas que você tenha, você estará apto a tomar a decisão de viver esta grande experiência de um mestrado em terras portuguesas.

 

Um mestrado em Portugal lhe possibilitará um maior contato com a cultura em um país acolhedor, a diversidade cultural e um grande diferencial de peso no currículo. Além de uma experiência indescritível na bagagem.