Pós-Graduação

Uma especialização, um melhor aperfeiçoamento, sempre irão contribuir para um maior conhecimento, para uma maior qualidade da formação de um profissional. Isso obviamente é valorizado e levado em conta na hora de um recrutamento, um processo seletivo e até mesmo de uma promoção. O aperfeiçoamento deve ser uma busca constante, por parte de cada profissional.

 

Se você quer fazer uma pós-graduação em Portugal, você deve fazer uma análise do conteúdo programático, pois existem muitas instituições em Portugal que oferecem os cursos de aperfeiçoamento, de formação, de especialização na área pretendida. Você deve também procurar conhecer as diferenças, dentre estes diferentes programas que são oferecidos por cada universidade, se o conteúdo programático vai contemplar os seus interesses, em termos do aprendizado técnico e teórico, que esteja contemplado ali. É também fundamental conhecer o corpo docente, quem são os responsáveis por ministrar os cursos de pós-graduação, quanto a sua experiência e formação necessária para agregar conhecimento, aumentar o nível de treinamento e qualidade de sua formação.

 

Muitas vezes a busca em se escolher um curso de pós-graduação em Portugal, acaba sendo feita pelo tempo, a carga-horária e sua flexibilidade ou o valor do curso. Mas as duas questões mais importantes que devem ser observadas, é o conteúdo programático e a formação do corpo docente.    

 

A escolha em fazer uma pós-graduação em Portugal no curso pretendido, tem que fazer sentido dentro do projeto pessoal de carreira. A escolha da pós-graduação, deve ser avaliado e refletido, dentro do individual do que se pretende, de que tipo de conhecimento falta para o trabalho que se exerce ou para o tipo de trabalho que se pretende exercer no futuro. Aí o aluno irá buscar conhecimento para preencher estas lacunas, buscando conhecimento, treinamento técnico que venha de encontro com o seu projeto pessoal.

 

Esclarecida todas estas questões, você deverá seguir os trâmites e exigências legais, para sua admissão em um curso de pós-graduação em Portugal. Onde são exigidos, um currículo padrão no estilo europeu, uma carta de motivação, em que você tenha que expor a necessidade, o quanto é importante este curso para sua formação acadêmica e profissional. Em alguns casos é exigida a carta de recomendação, em que o um professor possa te recomendar a faculdade como sendo um bom aluno e também o visto de estudante validado. E por fim, caso sua candidatura seja aceita, você irá ser submetido a uma entrevista.

 

Lembrando que você tem que estar atento aos prazos da candidatura, ao pagamento de taxas e outras especificidades exigidas pela universidade.